terça-feira, 17 de abril de 2012

Mídia e Consumo









Esta é uma propaganda do carro KIA , observamos que  ela nos transmite uma ideologia , esta é "Se você possuir um carro você vai atrair as mulheres".Para Karl Marx IDEOLOGIA é a inversão da realidade , no sentido de reflexo , como na câmara fotografica em que a imagem aparece "invertida" . Diante da teoria de Karl Marx , podemos dizer que a IDEOLOGIA da propaganda é a "inversão " da realidade , ou seja, é só uma IMAGEM transmitida pela propaganda, mas na verdade o que as pessoas  irão  obter com a compra do  carro, serão  meses  pagando com o que muita das vezes elas não tem .

Nesta pesquisa iremos falar sobre como a midia atraves de suas  "armas " consegue fazer com que as pessoas acreditem que a FELICIDADE esta em um PRODUTO.

MIDIA
Programas de televisão , revistas e jornais  tem dedicado espaço em suas programações cada vez maiores para apresentar sempre as NOVIDADES no mercado. Propagandas vinculadas na midia estão o tempo todo tentando vender o que NÃO esta disponivel nas prateleiras , "SUCESSO E FELICIDADE" . O consumismo desenfreado pela midia  foca as pessoas em geral .

Muitas propagandas usam a imagem de FELICIDADE no produto , atraindo assim as pessoas que vão acreditar  na FELICIDADE em ter o produto .
A propaganda do carro KIA  nos transmite uma imagem de que a FELICIDADE é ter um CARRO , principalmente para os homens que acreditam que vão atrair as mulheres .

Podemos até não acreditar  , mas pessoas  deixam  de comprar o necessario para a sobrevivência (alimento , remédio  etc..) para pagar um carro  bonito e CARO , porque elas acham que o carro vai trazer a FELICIDADE , o CONTENTAMENTO , o VIVER MELHOR e tudo de bom na vida , imagens falsas que uma propaganda transmite . Chegamos em uma conclusão  , a midia influencia muito a vida e  o pensamento das pessoas .

 Diante dessa influencia da midia na vida das pessoas ,  vamos entender o que foi o :
AMERICAN WAY LIFE (JEITO OU ESTILO AMERICANO)

*Expressão referente a um suposto "estilo de vida" praticado pelos habitantes dos Estados Unidos da América. Exemplo de modalidade comportamental desenvolvida no séc XVIII e praticada até hoje. Se refere a um ETHOS (caracteristica comum a um grupo de individuos pertencentes a uma mesma sociedade) nacionalista que se propõe aderir aos principios de vida , a liberdade e a procura da felicidade.

Durante a Guerra Fria a expressão era muito utilizada para mostrar as diferenças da qualidade de vida entre as  populações do bloco CAPITALISTA e SOCIALISTA .
Naquela  época , a cultura popular americana abraçava a idéia de que qualquer individuo , independente das circunstâncias de sua vida no passado , poderia aumentar significativamente  a qualidade de sua vida no futuro através de determinação , trabalho duro e habilidade .

*PODEMOS DIZER QUE :  atraves das propagandas a midia passa um "estilo de vida" para todos. Assim a propaganda do carro é IDEALIZADA , ou seja , "é ideal que possuam um carro, principalmente os homens , pois vão atrair as mulheres ".

Pela influencia que a midia causa nas pessoas , hoje em dia TODOS querem ter um carro novo , mesmo que as vezes  não tenham condições de pagar , é um "estilo de vida" passado para as pessoas através da propaganda . É como se todos  precisassem se comportar  igualmente , ter um estilo de vida igual , seguir a maioria (capitalismo) , estilos idealizados
"isso é ideal" .

O capitalismo não esta nem um pouco preocupado  se a pessoa é rica ou pobre , seus fins   são  LUCRAR e LUCRAR ,  não é fazer o bem .

Com isso vamos ver a seguinte teoria :

INDUSTRIA CULTURAL  PARA THEODOR ADORNO E MAX HORKHEIMER

É a EXPLORAÇÃO CULTURAL , ou seja , a produção em massa ( muitos produtos vão ser produzidos )   vai gerar o capitalismo , e impulsionar as pessoas ao consumo (atravez das propagandas ) , e as pessoas consumindo vão gerar o consumismo , consumo desnecessario. Para que as pessoas comprem o produto , a industria cultural usa a propaganda com uma IDEOLOGIA que ira atrair as pessoas ao consumo , ou seja , a propaganda passa a IMAGEM  de que a FELICIDADE e a DIVERSÃO  esta no produto , assim as pessoas consumindo geram o consumismo (consumo desnecessario ) ,   e a industria lucra em cima de tudo e todos, pois os fins do capitalismo é LUCRAR.

Exemplo em cima da propaganda :
"Muitos carros da marca KIA estão sendo produzidos , o capitalismo esta em cena , a propaganda é lançada com sua IDEOLOGIA " se você possuir um carro , você vai atrair as mulheres " , as pessoas , principalmente os homens vão acreditar nessa IDEOLOGIA e vão consumir esse carro sem necessidade ,  assim se cria o consumismo , ou seja, as pessoas consomem sem precisar , e dão lucro ao capitalismo deixando-o contente pois seus fins foram felizes , LUCRAR ."


Por:
Alessa
Yonara
Danielly

2 comentários:

  1. A pesquisa está boa, vocês escreveram bem, o texto é coerente, mas em algumas passagens há alguns problemas que precisaríamos corrigir. Boa análise!
    Nota:16

    ResponderExcluir
  2. Meninas...nestes casos é mais ético nao evidenciar a marca, não acham?

    ResponderExcluir