Esta é uma propaganda do carro KIA , observamos que ela nos transmite uma ideologia , esta é
"Se você possuir um carro você vai atrair as mulheres".Para Karl Marx
IDEOLOGIA é a inversão da realidade , no sentido de reflexo , como na câmara
fotografica em que a imagem aparece "invertida" . Diante da teoria de
Karl Marx , podemos dizer que a IDEOLOGIA da propaganda é a "inversão
" da realidade , ou seja, é só uma IMAGEM transmitida pela propaganda, mas
na verdade o que as pessoas irão obter com a compra do carro, serão
meses pagando com o que muita das
vezes elas não tem .
Nesta pesquisa iremos falar sobre como a midia atraves de suas "armas " consegue fazer com que as
pessoas acreditem que a FELICIDADE esta em um PRODUTO.
MIDIA
Programas de televisão , revistas e jornais tem dedicado espaço em suas programações cada
vez maiores para apresentar sempre as NOVIDADES no mercado. Propagandas
vinculadas na midia estão o tempo todo tentando vender o que NÃO esta
disponivel nas prateleiras , "SUCESSO E FELICIDADE" . O consumismo
desenfreado pela midia foca as pessoas
em geral .
Muitas propagandas usam a imagem de FELICIDADE no produto , atraindo
assim as pessoas que vão acreditar na
FELICIDADE em ter o produto .
A propaganda do carro KIA nos
transmite uma imagem de que a FELICIDADE é ter um CARRO , principalmente para
os homens que acreditam que vão atrair as mulheres .
Podemos até não acreditar , mas
pessoas deixam de comprar o necessario para a sobrevivência
(alimento , remédio etc..) para pagar um
carro bonito e CARO , porque elas acham
que o carro vai trazer a FELICIDADE , o CONTENTAMENTO , o VIVER MELHOR e tudo
de bom na vida , imagens falsas que uma propaganda transmite . Chegamos em uma
conclusão , a midia influencia muito a
vida e o pensamento das pessoas .
Diante dessa influencia da midia
na vida das pessoas , vamos entender o
que foi o :
AMERICAN WAY LIFE (JEITO OU ESTILO AMERICANO)
*Expressão referente a um suposto "estilo de vida" praticado
pelos habitantes dos Estados Unidos da América. Exemplo de modalidade
comportamental desenvolvida no séc XVIII e praticada até hoje. Se refere a um
ETHOS (caracteristica comum a um grupo de individuos pertencentes a uma mesma
sociedade) nacionalista que se propõe aderir aos principios de vida , a
liberdade e a procura da felicidade.
Durante a Guerra Fria a expressão era muito utilizada para mostrar as
diferenças da qualidade de vida entre as
populações do bloco CAPITALISTA e SOCIALISTA .
Naquela época , a cultura popular
americana abraçava a idéia de que qualquer individuo , independente das
circunstâncias de sua vida no passado , poderia aumentar
significativamente a qualidade de sua
vida no futuro através de determinação , trabalho duro e habilidade .
*PODEMOS DIZER QUE : atraves das
propagandas a midia passa um "estilo de vida" para todos. Assim a
propaganda do carro é IDEALIZADA , ou seja , "é ideal que possuam um
carro, principalmente os homens , pois vão atrair as mulheres ".
Pela influencia que a midia causa nas pessoas , hoje em dia TODOS querem
ter um carro novo , mesmo que as vezes
não tenham condições de pagar , é um "estilo de vida" passado
para as pessoas através da propaganda . É como se todos precisassem se comportar igualmente , ter um estilo de vida igual ,
seguir a maioria (capitalismo) , estilos idealizados
"isso é ideal" .
O capitalismo não esta nem um pouco preocupado se a pessoa é rica ou pobre , seus fins são
LUCRAR e LUCRAR , não é fazer o
bem .
Com isso vamos ver a seguinte teoria :
INDUSTRIA CULTURAL PARA THEODOR
ADORNO E MAX HORKHEIMER
É a EXPLORAÇÃO CULTURAL , ou seja , a produção em massa ( muitos
produtos vão ser produzidos ) vai gerar
o capitalismo , e impulsionar as pessoas ao consumo (atravez das propagandas )
, e as pessoas consumindo vão gerar o consumismo , consumo desnecessario. Para
que as pessoas comprem o produto , a industria cultural usa a propaganda com
uma IDEOLOGIA que ira atrair as pessoas ao consumo , ou seja , a propaganda
passa a IMAGEM de que a FELICIDADE e a
DIVERSÃO esta no produto , assim as
pessoas consumindo geram o consumismo (consumo desnecessario ) , e a industria lucra em cima de tudo e todos,
pois os fins do capitalismo é LUCRAR.
Exemplo em cima da propaganda :
"Muitos carros da marca KIA estão sendo produzidos , o capitalismo
esta em cena , a propaganda é lançada com sua IDEOLOGIA " se você possuir
um carro , você vai atrair as mulheres " , as pessoas , principalmente os
homens vão acreditar nessa IDEOLOGIA e vão consumir esse carro sem necessidade
, assim se cria o consumismo , ou seja,
as pessoas consomem sem precisar , e dão lucro ao capitalismo deixando-o contente
pois seus fins foram felizes , LUCRAR ."
Por:
Alessa
Yonara
Danielly
A pesquisa está boa, vocês escreveram bem, o texto é coerente, mas em algumas passagens há alguns problemas que precisaríamos corrigir. Boa análise!
ResponderExcluirNota:16
Meninas...nestes casos é mais ético nao evidenciar a marca, não acham?
ResponderExcluir